OS TÍTULOS DO TESOURO DOS EUA AINDA ESTÃO NO CAMINHO CERTO PARA DAREM UM IMPULSO NEGATIVO AO BITCOIN

A Grande Recessão de 2008 deu origem a duas coisas: Bitcoin e taxas de juros negativas cada vez mais baixas.

Para estimular o crescimento econômico e garantir a estabilidade da macroeconomia, os bancos centrais em todo o mundo vêm baixando cada vez mais as taxas de juros de suas políticas. No Japão e em grande parte da Europa, as taxas de juros são negativas, o que significa que os bancos são pagos pelos bancos centrais para pedir dinheiro emprestado.

Em alguns casos, isto se repercutiu sobre os consumidores, com alguns títulos do governo que agora rendem taxas negativas.

Até agora, os Estados Unidos têm evitado isto. O limite inferior da taxa de juros da política do Federal Reserve é 0%; também, o rendimento da maioria dos vencimentos do Tesouro dos EUA caiu abaixo de 1%.

Mas de acordo com uma análise feita por um veterano de Wall Street e um touro Bitcoin Revolution de longa data, os rendimentos poderiam logo cair abaixo de 0%. E isso poderia ser grande para o mercado de moedas criptográficas.

TÍTULOS DO TESOURO AINDA NO CAMINHO CERTO PARA DAR NEGATIVO

O ex-chefe de vendas de fundos de hedge na Goldman Sachs, Raoul Pal, compartilhou o quadro abaixo em 10 de julho.

Ele mostra que o rendimento dos Treasuries de 10 anos ainda está no caminho certo para cair abaixo de 0% nos próximos meses e anos. O gráfico mostra o rendimento do título em um macro declínio, caindo em um canal preditivo descendente desde os anos 80.

Imagem
Gráfico do rendimento de 10 anos do Tesouro dos Estados Unidos nas últimas três décadas de Raoul Pal

Se os rendimentos forem negativos, será a primeira vez na história dos EUA que o rendimento de um Tesouro de alta maturidade ficou abaixo de zero.

GRANDE PARA O CASO DO BITCOIN BULL

Os analistas dizem que este acontecimento será extremamente otimista para a Bitcoin.

Comentando sobre os trilhões de dólares de títulos de rendimento negativo já existentes em todo o mundo, Cameron Winklevoss, da Gemini, disse:

„Atualmente, US$ 17 trilhões de dólares são mantidos em títulos de juros negativos. 17 trilhões de razões pelas quais você deve possuir bitcoin“.

Isto foi ecoado por Jimmy Song, um proeminente desenvolvedor e educador Bitcoin.

Ele disse que em um mundo onde as taxas de juros negativas são predominantes, a igualdade diminuirá rapidamente. Song citou o Efeito Cantillion, um conceito comum entre os economistas/investidores libertários, que diz que a impressão de dinheiro causa uma desigualdade dramática.

Para ele, Bitcoin é uma solução lógica porque é relativamente escassa em comparação com o fiat money, atenuando assim as ramificações do Efeito Cantillion.

O proeminente investidor de Wall Street Paul Tudor Jones, no valor de mais de 5 bilhões de dólares, também abordou este assunto.

Segundo relatórios anteriores do Bitcoinist, o macro investidor disse que o Bitcoin é o „cavalo mais rápido da corrida“ em um mundo com uma política monetária extremamente fácil.

„Não sou um defensor da propriedade da Bitcoin isoladamente, mas reconheço seu potencial em um período em que temos as políticas econômicas mais pouco ortodoxas da história moderna“.

Jones acrescentou em entrevistas posteriores que ele está tão convencido desta narrativa que colocou 1-2% de sua riqueza pessoal no BTC.